Arquitetura responsável: oportunidades e desafios da sustentabilidade em Arquitetura de Interiores. Esse é o tema do vivênciAAI, evento on-line que será realizado no próximo dia 30 de julho.
O evento será o ponto de partida para um outro projeto, inédito, de aprofundamento junto aos profissionais que atuam no segmento de Arquitetura de Interiores. Trata-se da criação de um Grupo de Trabalho com consultoria especializada em Arquitetura Bioclimática para estudar e debater práticas de sustentabilidade na Arquitetura de Interiores. Como resultado desse trabalho que será desenvolvido durante o segundo semestre deste ano, será produzida uma publicação, em formato digital, que servirá como parâmetros de referência para o setor. A iniciativa é da Associação de Arquitetos de Interiores do Brasil/RS (AAI Brasil/RS).
“Queremos ampliar a consciência na atuação profissional, na especificação de projeto e na execução de obras de Arquitetura de Interiores, e consolidar uma postura responsável junto aos clientes e mercado”, explica a arquiteta e urbanista Gislaine Saibro, presidente da AAI Brasil/RS. Segundo ela, o debate é urgente. “A Arquitetura de Interiores absorve um número crescente de profissionais e a preocupação com a prática responsável está presente. Os clientes cobram, buscam certificações; a cultura de atenção aos valores sustentáveis é irreversível há muito. A AAI Brasil/RS deve dar sua contribuição para a melhoria do ambiente construído e o bem-estar de todos os seus usuários”, complementa.
Consultoria especializada
O vivênciAAI dará início ao projeto – no dia 30 de julho – com um importante debate sobre o tema com os consultores contratados, titulares da DUX Arquitetura & Engenharia Bioclimática, empresa especializada na proposição e implementação de estratégias de sustentabilidade e eficiência energética no ambiente construído.
São eles:
María Andrea Triana Montes
Arquiteta e urbanista
Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela UFSC na área de sustentabilidade nas edificações. Doutora em Engenharia Civil junto ao Laboratório de Eficiência Energética em Edificações (LabEEE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no qual participa como pesquisadora. Integra a diretoria da AsBEA/SC, tendo atuado como coordenadora do Grupo de Trabalho de Cidades e Sustentabilidade.
Olavo Kucker Arantes
Engenheiro de produção civil
Mestre em Engenharia pelo Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas da UFSC. Especialização em Gestão de Novos Negócios pela ENE – UFSC. Atuou como Diretor de Meio Ambiente do Sinduscon da Grande Florianópolis e no Conselho Estratégico do Programa de Construção Sustentável da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). É presidente do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS).
O vivênciAAI será realizado pelo aplicativo Zoom, das 17h às 19h, com mediação da arquiteta e urbanista Gislaine Saibro, presidente da AAI Brasil/RS. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo www.sympla.com.br/AAIBrasilRS. Clique aqui para acessar.
Grupo de trabalho e ebook
Nos próximos meses, os consultores atuarão no Grupo de Trabalho – Arquitetura Responsável junto com associados à AAI Brasil/RS para tratar de atitudes responsáveis em Arquitetura de Interiores, na sustentabilidade em todas as etapas da atuação do arquiteto e urbanista: desde o planejamento do projeto, passando pela especificação, até a execução e o descarte de materiais.
Serão abordadas especificações para projeto, incluindo tópicos de produção, principais insumos, selos existentes, processo de descarte, estratégias de eficiência energética e programas que embarcam responsabilidade ambiental e social. Ao final dos trabalhos, será publicado um ebook com o resumo dos resultados obtidos.
“A proposta vai ao encontro das necessidades dos profissionais de conhecerem e se apropriarem de forma consciente de questões de ‘sustentabilidade’ no cotidiano da atuação profissional. Arquitetos e urbanistas estão diante de várias informações, de cada produto, e precisam colocar em prática os seus conhecimentos, de forma mais qualificada e coletiva, desenvolvida com base em debate”, reforça Gislaine Saibro.
O projeto Arquitetura Responsável – Grupo de Trabalho e ebook e o evento vivênciAAI são iniciativas da AAI Brasil/RS que contam com o patrocínio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) e apoio de AsBEA/RS, IAB/RS, SAERGS, FENEA e Sindividros.
SERVIÇO
vivênciAAI
Arquitetura responsável: oportunidades e desafios da sustentabilidade em Arquitetura de Interiores
Evento on-line
Dia 30 de julho
Das 17h às 19h
Pelo aplicativo Zoom.
Inscrições gratuitas pelo www.sympla.com.br/AAIBrasilRS