AAI Digital – Quem é você?
Liane Etcheverry – Sou Liane Lautert Etcheverry, arquiteta e urbanista e especialista em acessibilidade arquitetônica. Possuo graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Unisinos, em 1980, e Pós-graduação em Arquitetura de Interiores pela UniRitter, em 2001. Fiz cursos de especialização em Acessibilidade Arquitetônica em 1998, pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre, e em Acessibilidade Aplicada, em 2016, com o professor arquiteto e urbanista Eduardo Ronchetti. Atuei como diretora da AAI Brasil/RS na gestão 2004/2005.
AAI Digital – O que gostaria de destacar na sua trajetória profissional?
Liane Etcheverry – Já no curso de graduação iniciei pesquisas em acessibilidade, numa época que não existiam ainda leis e normas específicas, mas o assunto me interessava sobremaneira. Conheci um arquiteto que usava cadeira de rodas e havia feito especialização em acessibilidade nos Estados Unidos, o Carlos Burle Cardoso. Devido à população enorme de pessoas com deficiência, devido às guerras, os americanos se obrigaram a evoluir neste aspecto. Então, fiz meu trabalho de conclusão sobre o tema e segui trabalhando com ele. Em parceria, desenvolvemos o projeto de acessibilidade para as estações da Trensurb, o qual, infelizmente, por questões políticas, não foi executado.
Enquanto a acessibilidade não evoluía legalmente, eu segui em Arquitetura de Interiores, que são áreas próximas e bem pertinentes, pois projetamos ambientes confortáveis e seguros para todas as pessoas.
AAI Digital – Arquitetura de Interiores: ontem/hoje… Perspectivas!
Liane Etcheverry – A Arquitetura de Interiores deverá ter sempre reconhecida a sua real importância, pois é dentro dos ambientes que a vida acontece. Ambientes bem projetados, bem elaborados e bem construídos vão permitir uma vivência mais confortável, as pessoas vão trabalhar com mais satisfação e segurança.
Sempre fiz muitos projetos residenciais e comerciais, com o objetivo de melhorar o aproveitamento e organização do espaço, com soluções criativas e personalizadas proporcionando conforto, segurança, funcionalidade e aconchego.
AAI Digital – Qual a importância de ser sócio da AAI Brasil/RS?
Liane Etcheverry – A nossa Associação de Arquitetos de Interiores, desde 1987, sempre lutou para dar a verdadeira importância para nossa profissão, valorizando e qualificando a Arquitetura de Interiores, e, principalmente, capacitando o profissional por meio de cursos, palestras, vivências, viagens, visitas a obras e edifícios com valor arquitetônico, visitas à fábricas de materiais afins.
Para mim, é bem importante ser sócia da AAI, pois ajudou e ajuda muito o meu crescimento e desenvolvimento profissional. A AAI sempre teve revistas de divulgação do nosso trabalho, e ficou ainda mais ágil com a Revista AAI Digital, que veio facilitar a nossa participação, bem como a divulgação de temas pertinentes e atuais.
____________________
A seção #souAAI da revista AAI Digital apresenta arquitetos e urbanistas associados da AAI Brasil/RS. A partir de entrevistas com perguntas-padrão, objetiva valorizar a trajetória pessoal desses profissionais.
O espaço é aberto a todos os associados da entidade.