Aos 47 anos de idade, Sou Fujimoto está no patamar dos mais famosos e respeitados arquitetos japoneses contemporâneos pela criatividade, ousadias e soluções práticas e elegantes de suas obras. Um dos seus mais recentes projetos é o prédio Árvore Branca, em Montpellier (França), considerado uma das Loucuras Arquitetônicas do Século XXI pela prefeitura da cidade.
Projetado em parceria com os arquitetos Nicolas Laisné, Dimitri Roussel e OXO Arquitetos, o edifício de 17 andares abrigará residências, escritórios, galerias de arte, restaurantes e um bar. E deverá ser inaugurado no primeiro semestre deste ano.
Sou Fujimoto será o destaque no ‘Dia do Arquiteto’ do Fórum Internacional de Arquitetura, Design e Construção (FIAC), no dia 15 de março, a partir das 14h. O evento será realizado em paralelo à Expo Revestir, que acontecerá de 12 a 15 de março no Transamérica Expo Center, em São Paulo (SP). As inscrições já estão abertas. Clique aqui e acesse.
Sobre Sou Fujimoto
Com uma proposta que integra o homem com a natureza, Fujimoto é formado em arquitetura pela Faculdade de Engenharia da Universidade de Tóquio e a maioria de suas obras concentra-se no Japão, onde, em 2000, fundou os Sou Fujimoto Architects, mas países como Estados Unidos, Reino Unido, China, Espanha, Grécia e Chile já possuem traços de sua criatividade.
Entre os seus trabalhos mais emblemáticos, destaque para a Casa N (Japão, 2008), Casa H (Japão, 2009), Musashino Art University Museum (Japão, 2011), Casa K (Japão, 2012), Pavilhão da Serpentine Gallery (Hyde Park, Londres, 2013), Projeto de extensão do Museu Kunsthalle Bielefeld, (Alemanha, 2013), entre outros.
Na sua carreira meteórica, ele já coleciona prêmios altamente simbólicos. Fujimoto fez parte da equipe premiada com o Leão de Ouro, na Bienal de Arquitetura de Veneza (2012), mas antes, já colecionava homenagens como a medalha de ouro da Associação de Arquitetos e Engenheiros de Tóquio (2006), o Grand Prix do Instituto de Arquitetura Japonês (2008) e o Prêmio de Design da Revista Wallpaper (2009), entre outros.