Arquiteta aposta em minucioso detalhamento na renovação de área íntima

Projeto da arquiteta e urbanista Flávia Bastiani

“Essa arquiteta oferece o nível de exigência e de detalhamento que você deseja”. Com essa frase, a arquiteta e urbanista Flávia Bastiani foi recomendada a uma jovem médica que acabara de adquirir o ‘apartamento dos seus sonhos’ em um condomínio de Porto Alegre (RS). Uma missão cumprida com tranquilidade e êxito, com cinco meses de trabalho, entre o projeto de Arquitetura de Interiores e as obras.

A área íntima, de 28 metros quadrados, serviria apenas à cliente, solteira e sem filhos. Era preciso criar um dormitório requintado, mas, ao mesmo tempo, prático e aconchegante. A área de closet deveria ter total aproveitamento de armários. E o espaço do banheiro teria de ser qualificado, com novos revestimentos e mobiliário. “O apartamento era novo e foi entregue pela construtora com revestimentos básicos nos banheiros e, nos demais ambientes, somente forro de gesso liso”, explica Flávia.

Praticidade e conforto

A pedido da cliente, para uma obra limpa e mais rápida, ela preservou o forro existente e planejou o projeto luminotécnico. O objetivo era priorizar a iluminação indireta, com fitas de LED nos próprios móveis, ao invés de utilizar sancas ou rebaixos. Para o piso, escolheu o tipo vinílico, em réguas, de padrão amadeirado. O tom compõe com a cor clara eleita para a pintura das paredes.

“Na marcenaria, privilegiei materiais práticos, como os painéis melamínicos, mas procurei trazer a sensação de aconchego, escolhendo acabamentos com efeitos de tecido e camurça. E compondo com outros elementos, como papel de parede e cabeceira estofada em veludo”, detalha. Em destaque, a escultura com estrutura de metal e rosas de cerâmica do acervo da médica.

No closet, o elemento-chave foi o poster com uma fotografia em preto e banco da cliente, que foi um dos pedidos especiais a serem mantidos na casa nova. Flávia conferiu destaque à imagem ao integrá-la ao projeto personalizado da marcenaria, valorizando-a com a iluminação direcionada.

O banheiro ganhou novo tampo, executado em ecoquartzo, com cuba sobreposta. Um grande armário com porta de correr com espelho organiza os cosméticos. Nele, foram utilizadas lâmpadas tubulares de LED, com maior potência. A intenção foi garantir que a iluminação fosse uniforme, adequada para a automaquiagem, ou seja, sem provocar sombras no rosto.

 

Principal fornecedor destacado pela profissional:

Zanella Móveis

 

Fotos:  ME Fotografia de Imóveis | Divulgação

Matéria originalmente publicada na AAI em revista – arquitetos 2018. Clique aqui e acesse a versão digital. 

______________________________________________________________

Flávia Bastiani formou-se em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 2002. Possui pós-graduação em Arquitetura Paisagística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em 2007. E, também, especialização em Gestão de Escritórios de Arquitetura (MBA) pela Fundação Getúlio Vargas, em 2015. Flávia comanda escritório de pequeno porte, em Porto Alegre, com foco no desenvolvimento de projetos de reformas; de Arquitetura de Interiores, na área residencial; e de Arquitetura Paisagística.  Da concepção inicial até o detalhamento completo para execução, Flávia oferece assistência ao cliente em todas as etapas, incluindo a própria execução e o acompanhamento da obra.

Flávia é associada da AAI Brasil/RS, e participa da diretoria da entidade desde 2013. Foi eleita presidente da Associação para a gestão 2018-2019.