Arquiteta cria espaço multifuncional na área social do apartamento

Projeto da arquiteta Daisy Dias em Porto Alegre

Localizado no bairro Menino Deus, em Porto Alegre, este apartamento é o novo lar de um casal de advogados da cidade. Com um filho pequeno, estavam a espera de mais um bebê quando contrataram a arquiteta e urbanista Daisy Maria Araujo da Silva para desenvolver e executar o projeto de Arquitetura de Interiores do imóvel. Ela já havia projetado o apartamento anterior e a casa de praia da família e, portanto, estava familiarizada com os interesses desses clientes.

Daisy assumiu a qualificação de todo o imóvel, que havia sido entregue recentemente pela construtora. A área social, de 40 metros quadrados, apresentava os ambientes de estar, jantar e churrasqueira integrados, em acordo com o desejo do casal. Para o espaço do estar, eles desejavam a criação de um espaço de ‘contemplação’, com home theater e lareira a etanol. O jantar deveria contar com mesa para acomodar até oito pessoas. A cozinha precisaria ter bancada para quatro pessoas e um apoio para o assador deveria ser criado junto à churrasqueira. Entre os pedidos especiais estava a disposição da coleção de CDs do casal de maneira organizada. Entre projeto, execução e marcenaria foram cinco meses de trabalho.

“Soluções planas, painéis e espelho foram os recursos utilizados como base do projeto para o espaço integrado multifuncional”, resume Daisy. A circulação entre os ambientes foi priorizada. Junto à ampla janela, a arquiteta criou o ‘espaço de contemplação’, projetando um móvel onde dispôs confortável futton e almofadas. A estrutura recebeu gaveteiros na base para acomodar a coleção de CDs e, na lateral, prateleiras para os equipamentos de áudio e vídeo.

A marcenaria compõe os ambientes de forma discreta sendo complementada por móveis soltos e decoração. Revestimentos de diferentes materiais e texturas foram combinados harmoniosamente. Na área do jantar, uma parede falsa foi criada com painéis para instalação de uma porta de correr na circulação de acesso à área íntima do apartamento. As cores grafite e branco predominam, sendo aquecidas com alguns detalhes em Louro Freijó.

A lareira foi instalada no volume projetado por Daisy para o estar, em basalto escovado, com base em inox. Voltada para a cozinha, a churrasqueira foi revestida com painéis de MDF para cobrir a abertura quando a estrutura não estiver em uso. A intervenção incluiu um projeto de forro, executado em gesso, para distribuição dos pontos de iluminação.

 

Fotos: Ricardo Jaeger | Divulgação

  

Principais fornecedores destacados pela profissional:

Interiore Marcenaria

Studio Casa 54

Alabastro

 ____________________________

Daisy Maria Araujo da Silva é formada em Arquitetura e Urbanismo pela Ritter dos Reis (2001) e é pós-graduada em Engenharia de Produção pela UFRGS. Comanda escritório próprio, na cidade de Canoas (RS), atuando no segmento de Arquitetura de Interiores, com foco em projetos de móveis sob medida. Daisy é associada à AAI Brasil/RS.