Elegância e simplicidade na criação de uma área social atemporal

Projeto da arquiteta Beatriz Cherubini

Apartamento novo, personalização total. O imóvel adquirido por um jovem casal de Porto Alegre, no bairro Jardim Europa, foi transformado para ganhar a ‘cara’ dos novos proprietários. A arquiteta e urbanista Beatriz Regina Cherubini Alves assumiu o projeto de Arquitetura de Interiores. Ela já tinha desenvolvido o projeto de outro apartamento para estes clientes e, portanto, estava bastante familiarizada com o estilo e as preferências de cada um.

“Como o apartamento foi adquirido de outro morador, foi preciso alterar tudo. Começamos do zero”, conta Beatriz. A área social, de 40 metros quadrados, recebeu especial atenção. Primeiramente, ela definiu o zoneamento, localizando o espaço de estar com lareira e home theater junto à extensa abertura. Assim, está garantida abundante iluminação natural.

O espaço do jantar foi configurado na outra porção, dotado de churrasqueira, ampla bancada com pia, bar, adega e cristaleira, pois assim desejava o casal. A integração dos ambientes foi reforçada por um novo projeto de forro, liso, com rebaixo do gesso porque era preciso esconder uma grande viga estrutural. A proposta luminotécnica acompanhou o novo layout do espaço.

As portas de madeira laminada do apartamento foram substituídas por modelos de cor branca. A de acesso à cozinha foi trocada por uma porta de vidro com trilho cromado, em conformidade com o conceito de elegância e simplicidade definido para o projeto.

Todo o mobiliário foi detalhado pela arquiteta, assim como o revestimento da churrasqueira e da parede de fundo da bancada com painéis de MDF com acabamento em laca acetinada. O padrão foi igualmente adotado para o painel da lareira, executada mármore crema marfil. Já na bancada/bar, a opção foi pela laca branca alto brilho. Para seguir a proposta de leveza visual, a cristaleira foi produzida inteiramente em vidro.

O mobiliário solto e os elementos decorativos, assim como as obras de arte, foram selecionados pela arquiteta. “O maior desafio foi identificar a luminária adequada para o centro da mesa de jantar, pois ela deveria compor o conjunto de forma harmoniosa”, afirma. Enfim, o modelo eleito contribuiu para reforçar o caráter contemporâneo do projeto de Arquitetura de Interiores.

 Principais fornecedores destacados pela profissional:

Centenarte
Sulina Iluminação
Expresso do Oriente
Gravura Galeria de Arte

 

Fotos: Eduardo Liotti | Divulgação

_____________________________________________________

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Unisinos em 1982, Beatriz Regina Cherubini Alves atua, desde então em projetos de Arquitetura de Interiores – segmento de maior demanda entre seus trabalhos. Entre os anos de 1985 e 2004, Beatriz também se dedicou ao design de joias, tendo sido premiada em concursos por peças que chegaram a ser expostas no Museu do Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM), em Brasília (DF). Dois anos mais tarde, passou a atuar em sociedade com a arquiteta Bebel Grazziotin no desenvolvimento de projetos residenciais, comerciais e de ‘apartamentos decorados’. Beatriz é associada à AAI Brasil/RS e, desde 2013, segue trajetória profissional de forma autônoma.